Awesome Everywhere!

Congo, the Democratic Republic of the

Bukavu

United Arab Emirates

Dubai

United States

Alamance County, NC

Alaska

Ann Arbor, MI

Asheville, NC

Atlanta, GA

Austin, TX

Baltimore, MD

Bend, OR

Birmingham, AL

Boston, MA

Boulder, CO

Buffalo, NY

Cass Clay

Chicago, IL

Denver, CO

Detroit, MI

Gloucester, MA

Indianapolis, IN

LA South Bay, CA

Los Angeles, CA

Louisville, KY

Madison, WI

Miami, FL

New York City, NY

Newburgh, NY

North Minneapolis, MN

Northampton, MA

Northern Virginia (NOVA)

Oahu, HI

Oakland, CA

Oklahoma City, OK

Orlando, FL

Philadelphia, PA

Piqua, OH

Pittsburgh, PA

Plano, TX

Port Washington, NY

Portland, OR

Poughkeepsie, NY

Raleigh-Durham, NC

Rochester, NY

Rockport, MA

San Antonio, TX

San Francisco, CA

San Jose, CA

Santa Fe, NM

Seattle, WA

South Bend, IN

State College, PA

Tallahassee, FL

Twin Cities, MN

Washington, DC

Youngstown, OH

Arqueologia Estelar

Arqueologia Estelar é um projeto de arqueologia urbana no casarão do Espaço Comum Luiz Estrela. Serão atividades de busca de vestígios arqueólogicos em cômodos de um abandonado Hospital Psiquiátrico Infantil.

A localização, identificação e tratamento desses vestígios visam pesquisas nas áreas de Arqueologia da Medicina, Arqueologia Urbana além de trazer à luz uma história marginal de crianças estigmatizadas e trancafiadas. Uma história que sempre foi abafada seja pelo esquecimento, abandono ou por camadas de poeira.

Todos os artefactos encontrados serão tratados e passarão por um processo de curadoria. O Espaço Comum Luiz Estrela tem como objetivo transformar o antigo Hospital em museu onde esses objetos serão expostos a toda sociedade.

Serão ministradas oficinas a todo público interessado, totalmente gratuitas, visando a troca de experiências acerca do tema Cultura Material, isto é, sobre o potencial informativo dos vestígios materiais deixados por ocupações e atividades humanas do passado e como as técnicas de Arqueologia podem contribuir para contar histórias que ainda não são conhecidas.

Tem como meta divulgar todo o conhecimento produzido e o resultado das pesquisas realizadas no exercício de suas atividades, seja a arqueologia, ou o restauro ou no campo das artes.

Todos os profissionais envolvidos neste projeto trabalharão de forma voluntária. Conta com arqueólogos, historiadores, arquitetos, museólogos, restauradores e equipe de audiovisual.

A edificação foi inaugurada em 1914 como um Hospital Militar. De 1947 a 1980 funcionou como manicômio infantil. Depois, transformou-se em uma escola para crianças portadoras de necessidades especiais. Em 1994, a edificação foi tombada e abandonada pelo poder público. Dentro de suas paredes, ocorre um processo de reforma, restauro e pesquisa histórica em consonância com os princípios de conservação do patrimônio histórico e de divulgação da memória contida no local. Onde havia concreto, hoje entram luz e ar!


O Espaço Comum Luiz Estrela foi inaugurado em 26 de outubro de 2013, por meio da ocupação de um casarão tombado de Belo Horizonte. Foi ocupado com o objetivo de construir um espaço aberto, autogestionado que recebesse e oferecesse atividades culturais e políticas. O Espaço Comum Luiz Estrela recebe encontros, oficinas, cursos, conversas, apresentações artísticas e uma série de atividades. O Estado formalizou a cessão de uso do imóvel aos seus ocupantes pelo período de 20 anos.

Funded by Minas Gerais (October 2017)