Arqueologia Estelar

Arqueologia Estelar é um projeto de arqueologia urbana no casarão do Espaço Comum Luiz Estrela. Serão atividades de busca de vestígios arqueólogicos em cômodos de um abandonado Hospital Psiquiátrico Infantil.

A localização, identificação e tratamento desses vestígios visam pesquisas nas áreas de Arqueologia da Medicina, Arqueologia Urbana além de trazer à luz uma história marginal de crianças estigmatizadas e trancafiadas. Uma história que sempre foi abafada seja pelo esquecimento, abandono ou por camadas de poeira.

Todos os artefactos encontrados serão tratados e passarão por um processo de curadoria. O Espaço Comum Luiz Estrela tem como objetivo transformar o antigo Hospital em museu onde esses objetos serão expostos a toda sociedade.

Serão ministradas oficinas a todo público interessado, totalmente gratuitas, visando a troca de experiências acerca do tema Cultura Material, isto é, sobre o potencial informativo dos vestígios materiais deixados por ocupações e atividades humanas do passado e como as técnicas de Arqueologia podem contribuir para contar histórias que ainda não são conhecidas.

Tem como meta divulgar todo o conhecimento produzido e o resultado das pesquisas realizadas no exercício de suas atividades, seja a arqueologia, ou o restauro ou no campo das artes.

Todos os profissionais envolvidos neste projeto trabalharão de forma voluntária. Conta com arqueólogos, historiadores, arquitetos, museólogos, restauradores e equipe de audiovisual.

A edificação foi inaugurada em 1914 como um Hospital Militar. De 1947 a 1980 funcionou como manicômio infantil. Depois, transformou-se em uma escola para crianças portadoras de necessidades especiais. Em 1994, a edificação foi tombada e abandonada pelo poder público.
Dentro de suas paredes, ocorre um processo de reforma, restauro e pesquisa histórica em consonância com os princípios de conservação do patrimônio histórico e de divulgação da memória contida no local. Onde havia concreto, hoje entram luz e ar!


O Espaço Comum Luiz Estrela foi inaugurado em 26 de outubro de 2013, por meio da ocupação de um casarão tombado de Belo Horizonte. Foi ocupado com o objetivo de construir um espaço aberto, autogestionado que recebesse e oferecesse atividades culturais e políticas. O Espaço Comum Luiz Estrela recebe encontros, oficinas, cursos, conversas, apresentações artísticas e uma série de atividades. O Estado formalizou a cessão de uso do imóvel aos seus ocupantes pelo período de 20 anos.

Подкрепен от Minas Gerais (October 2017)