Povo Xucuru Kariri – Tratorito

A ideia deste projeto é comprar um Tratorito movido por um motor a gasolina para nosso Povo Xucuru Kariri, que ajudará imensamente para preparar a terra para o plantio.

Estamos em processo de retomada, no povoado de Melo Franco em Brumadinho, deste 21 de março de 2022. Somos 14 mulheres, 16 homens e 23 crianças, de 1 aos 14 anos, sendo 5 usando fraldas, morando em barracas improvisadas. Estamos pleiteando junto à Justiça e à Funai a nossa permanência definitiva no território e outros auxílios, de acordo com a legislação específica para os indígenas, mas a tramitação é muito lenta e burocrática.

Ganhamos 700m de mangueira que traz água de uma mina, antes carregávamos nas costas, toda a água para consumo. Não estamos conectados à rede de energia elétrica. Ganhamos um Painel de energia solar, que fornece 12V e saídas USB, que usamos para duas lâmpadas e para carregar os celulares e lanternas. Fazemos nossa comida num fogão a lenha. Temos apenas um vaso sanitário e os banhos são na lagoa. Plantamos tudo que nos foi possível, iniciamos a colheita, mas o que já colhemos está muito distante da nossa necessidade.

Somente agora estamos conseguindo viabilizar escola para as crianças. Por falta de energia elétrica estamos com nossa produção de artesanato muito limitada e sem poder usar o nebulizador para as crianças que necessitam. Pretendemos ter uma boa produção agroecológica e orgânica para nossa soberania alimentar e para vender o excedente. Pensamos em criar peixes, patos, galinhas, porcos, cabras.

Valor solicitado : R$ 3000 sendo que esse valor foi adiantado pelo fundo rotativo Brumadinho.

Funded by Brumadinho (June 2022)