Garotas Amplificadas BH

O Garotas Amplificadas BH consiste em oficina exclusiva para meninas adolescentes com aulas de instrumentos (baixo, guitarra, bateria e teclado), ensaio musical, espaços de expressão, reflexão de problemas de gênero e empoderamento de meninas através da música.

Projeta-se uma atividade exclusiva para estudantes meninas com o fim de consolidar um espaço seguro onde a chave é estabelecer os laços de companheirismo e de solidariedade que desenvolvam ao máximo as potencialidades grupais e questionando o lugar da mulher na sociedade, sem competições.

A escada da rocha é prototipicamente masculina e configuram-se estereótipos de gênero que interpelam sobre todas as jovens. Por isso, tomamos a música como facilitadora média para a reflexão sobre esses estereótipos, enganchar os horizontes de possibilidades das adolescentes e brindar ferramentas de empoderamento para aflorar a auto-estima.

Objetivos:
• Propulsar o protagonismo das estudantes;
• Ferramentas de empoderamento;
• Aflorar a auto-estima;
• Reflexão sobre as construções de gênero;
• Gerar os laços de pertencimento com a escola.

As oficinas contemplam instrução de instrumentos, oficina de Stencil, oficina de defesa pessoal e da história da mulher na música/ empoderamento/ identidade e gênero.

Somo um time de voluntárias formado por mulheres que acreditam que a música pode ser uma das chaves para a criação de laços de sororidade. Onde as meninas e as mulheres possam ser as protagonistas de suas próprias vidas.

Funded by Minas Gerais (April 2017)