Picadeiro de Histórias da Maré

O Projeto mescla as seguintes linguagens artísticas: Circo (perna de pau, malabarismo, palhaço e acrobacia de solo), Música e Contação de Histórias. Proporciona, através de oficinas, a iniciação nestas artes como forma de socialização e comunicação. O principal objetivo é ampliar as potencialidades artísticas dos participantes e incentivar a experiência com novas habilidades. O irado neste Projeto é combinar diferentes saberes, como por exemplo: fazer malabarismo em cima da perna de pau ou tocar músicas enquanto conta histórias.
As atividades circenses contribuem para o desenvolvimento físico-motor e psicológico, estimulando a percepção espacial e o equilíbrio. O ensino da música melhora a coordenação motora e a concentração. A contação de histórias desenvolve a criatividade e a expressão. O processo artesanal ajuda a conscientizar sobre questões ambientais. Serão confeccionados, em grupo, malabares (claves e bolas) e instrumentos sonoro-musicais (tambor, flauta de bambu, agogô, etc.) a partir do reaproveitamento de elementos da natureza e sucata.
Este conjunto de atividades representa um desafio para que os participantes aumentem a perseverança, espírito de coletividade, cooperação e autoconfiança. Além disso, estimula o hábito de leitura, ampliando o conhecimento e a reflexão crítica.
O Projeto destina-se aos moradores do complexo de favelas da Maré, Zona Norte do Rio. Trata-se de uma região com infraestrutura precária e acesso limitado às atividades culturais, principalmente no que se refere ao aprendizado circense, muitas vezes restrito a cursos particulares.
As oficinas ocorrerão ao longo de um mês, tendo 2 aulas por semana, com duração de 3h cada aula, totalizando 24h e atendendo a 20 participantes. Metodologia: 1ª etapa: técnicas circenses e confecção de malabares; 2ª etapa: música e confecção de instrumentos; 3ª etapa: contação de histórias, preparação e apresentação para a comunidade do espetáculo “Picadeiro de Histórias”, construído coletivamente.

Funded by Rio de Janeiro (January 2014)