Cores da natureza

Esse projeto objetiva fazer oficinas de tingimento usando materiais da natureza para as artesãs do Córrego do Feijão. Ganhamos tecidos brancos e agora precisamos tingi-los para que eles ganhem vida e possamos criar produtos vendáveis. Para fazer isso pensamos em uma oficina de tingimento natural que use elementos do cotidiano dos moradores: cascas de cebola, folhas de árvores entre outros. As artesãs então aprenderão a preparar os tecidos que receberão a tintura, preparar a tintura, tingir os tecidos e fixar a cor. Com os tecidos prontos vamos criar peças de vestuário e utilitários que comporão a primeira coleção de artesanato das mulheres do Córrego do Feijão.

Valor aprovado:

R$ 3000

Como o recurso será utilizado:

Usaremos para pagar a oficineira para ensinar a técnica em etapas, para o transporte e compra dos materiais. Segue a lista:
gás de cozinha, balança de precisão, termômetro, luvas, colheres de pau, colheres de inox, jarra graduada, baldes, panelas grandes, coador, pregadores de roupa, medidor de pH, varal, barbante, tábua para corte, faca, funil, sabão de coco, alcool líquido 70, bicarbonato de sódio, alúmen de potássio, ferro enferrujado, sal, vinagre.

Sobre a proponente:

Sou artesã auto didata especialista em crochê, trabalho com as artesãs do Córrego do Feijão desde 2019 e sou co-fundadora do Confio Atelier. Neste momento estamos apoiando as artesãs do Córrego a criarem a sua primeira coleção de artesanato que inclui crochê, bordado e costura. Montamos um atelier para elas a convite da Associação Comunitária e ministramos encontros 2x por semana.. Nosso objetivo é ter uma coleção com a assinatura das moradoras a ser lançada em julho de 2022.

Além da questão financeira, existem outras formas não-financeiras em que podemos apoiar?
Sim, precisamos de fotógrafos profissionais para fotografar os produtos e designer para criar o catálogo.

Funded by Brumadinho (May 2022)