Brumadinho

Acerca de Nosotros

CONECTAR NO GRUPO WHATSAPP

Precisa de apoio para executar um projeto em Brumadinho e região?

Se a resposta for sim, queremos ajudar!

O Fundo Regenerativo Brumadinho. foi criada em resposta ao rompimento da barragem em Brumadinho, por diversas organizações socioambientais e voluntários que, solidários frente ao sofrimento em Brumadinho, decidiram criar e agir de forma unificada. Em 2019 e 2020, utilizando o nome de Aliança Regenerativa, atuamos como sociedade civil na captação de recursos e disponibilização do mesmo em prol da regeneração de toda a extensão da área afetada, banhada pelo rio Paraopeba. Para saber um pouco mais, leia este artigo, veiculado na revista Isto É.

Atualmente, o fundo está sob a gestão da Associação Nossa Cidade e conta com uma curadoria para escolha de projetos composta de moradores do território.

Aceitamos unicamente projetos de até R$ 3000 - mas preferimos projetos menores ;) - que aconteçam dentro do território e imediações Envie sua proposta .

Quais são os objetivos do fundo? Viabilizar ações para regeneração de Brumadinho e Paraopeba, no médio e longo prazos, de forma simples, desburocratizada, e em sintonia com as necessidades da comunidade local. De um modo geral, estamos interessados em projetos que atuem nos seguintes pontos:

  • Reconexão (com a natureza, comunidade e consigo mesmo)
  • Resiliência
  • Resistência (a qualquer forma de ameaça a vida)
  • Regeneração (do próprio pensamento humano, das relações e da natureza)

Quem pode se inscrever? Aceitamos projetos provenientes da comunidade atingida ou iniciativas da sociedade civil em resposta ao crime ambiental do rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Pessoas, grupos, coletivos, associações de bairro e qualquer organização da sociedade civil que tenham interesse, experiência e talentos para somar ao processo de apoio a Brumadinho e Paraopeba.

Quais projetos são aceitos? São muito bem-vindas propostas de indivíduos e organizações com conhecimentos em áreas como: tecnologias sociais, agrofloresta, permacultura, tecnologias verdes, direitos humanos, advocacy, saúde mental e terapias holísticas.

Não serão financiadas propostas que visem fazer campanha política, proselitismo religioso ou marketing para qualquer marca.

Qual é o valor do apoio financeiro? Estipulamos um limite de R$ 3000 para o valor de apoio financeiro ao projeto. Em alguns casos, a curadoria decide por apoiar com um valor menor, dependendo da necessidade expressa no projeto. Projetos que solicitam um valor menor tem mais chances de serem aprovados. Em alguns casos, poderemos também ajudar conectando o proponente a outras organizações e projetos já existentes em Brumadinho, ou oferecendo ajuda não-financeira.

Quais são os critérios de seleção?

  • alinhamento a demanda ou necessidade mapeada em Brumadinho
  • potencial de impacto social
  • participação comunitária

Quando são feitas as escolhas? Os projetos enviados até a terceira quarta-feira do mês são avaliados por uma comissão de moradores e tentamos comunicar o resultado até o começo do mês seguinte à essa avaliação.

Quem escolhe quais propostas são financiadas? A curadoria e avaliação dos projetos é feita por um grupo formado por moradores de Brumadinho que indicam os projetos a serem selecionados. Caso você queira se voluntariar como curador(a), se inscreva em https://ideali.st/woMys

Como são feitas as contribuições? Exceto em casos excepcionais, a contribuição será feita em forma de reembolso via transferência bancária, mediante a apresentação de nota fiscal ou comprovantes de gasto do valor, relato e fotos das ações.

Como faço para ser pago pelas horas que trabalhei no projeto? Não financiamos "cachê" ou remuneração da equipe proponente do projeto.

Não financimos "horas trabalhadas".

Caso você tenha contratado um terceiro para realizar parte do serviço e essa pessoa tenha emitido uma nota fiscal de serviço ou RPA para você, consideraremos estes como comprovante de despesa para fins da prestação de contas.

E seu eu for o prestador de serviço? Nesse caso, sugerimos que a inscrição seja feita pelo tomador de serviço e não por você. Após a execução do projeto e prestação de contas, faremos o reembolso para o tomador de serviço que poderá então realizar o pagamento para você.

Como posso ajudar? Toda a gestão do fundo é feita de forma voluntária, inclusive a captação de recursos para os projetos. Gostaríamos de contar com a sua ajuda para continuar. Eis algumas formas de contribuir.

☑️ Realizar contribuições financeiras recorrentes para o fundo.

☑️ Participar, junto com outras pessoas, de uma campanha de captação de recursos

☑️ Divulgar o fundo em Brumadinho

☑️ Participar da curadoria, ajudando a escolher os projetos a serem financiados

☑️ Apoiar os projetos selecionados


VOLUNTARIE-SE

Como é feita a prestação de contas? A gestão dos recursos captados é absolutamente transparente, com fornecimento permanente e online de informações sobre cada ação desenvolvida (veja acima os projetos aprovados). Os resultados e cópias das notas fiscais estão disponíveis para conferência nesse link

Quais são as organizações e coletivos que estão envolvidos nessa iniciativa?

    O fundo é responsabilidade da Associação Nossa Cidade. Caso a sua instituição queira ser uma apoiadora do funcionamento do fundo, nos escreva em fuso@nossacidade.net

    Termos e Condições

    Ao enviar um projeto o participante concorda com os termos do presente:

    • Toda a informação fornecida (inclusive informações de contato como email e telefone) serão públicas e poderão ser divulgados para terceiros, com o objetivo de encontrar apoiadores e mesmo financiadores para o projeto;
    • Ao inscrever o projeto, você aceita que o mesmo, inclusive fotos e vídeos, sejam divulgado nas mídias sociais para fins de promoção do fundo e do próprio projeto.
    • A responsabilidade legal do projeto selecionado é do proponente. Informamos que o Ministério Público de Minas Gerais acompanha as ações do fundo e terá acesso a todos os dados de seu projeto, bem como informações da prestação de contas e relatório das atividades.
    • O apoio ao projeto acontece como reembolso por gasto previamente aprovado pela curadoria e formalizado por email. Para receber o reembolso, será necessário preencher o formulário com o relato sobre as atividades executadas, enviar fotos das atividades e dos comprovantes de despesas em um período de 3 meses com possibilidade de extensão após pedido solicitando o mesmo para administrativo@nossacidade.net.
    • Só serão reembolsadas gastos que atendam o seguinte padrão de comprovante de despesas:

    a) Só serão aceitas fotos dos comprovantes de despesas originais

    b) Os comprovantes (Notas Fiscais ou Recibos), deverão estar devidamente preenchidos, com a natureza da operação, o nome da organização ou pessoa, endereço, município, CNPJ ou CPF, e descrição das mercadorias ou produtos, na frente ou verso do documento, conforme for o caso.

    c) Nos casos de apresentação de nota fiscal de venda a consumidor ou cupom de máquina registradora (ticket), devem ser anotados a caneta os produtos e os respectivos preços.

    d) As notas fiscais, recibos, incluídos nas prestações de contas, devem se referir ao mesmo período constante do relatório de atividades.


    Para que o fundo continue existindo, contamos com a sua contribuição:

    FAÇA UMA DOAÇÃO