Festival Terrará

O Festival Terrará é um importante evento do Assentamento Pastorinhas, no município de Brumadinho, criado para divulgar e promover as ações sustentáveis praticadas pelos moradores da comunidade. Previsto para ocorrer no dia 5 de outubro, o Festival vai promover passeios nas hortas orgânicas, no sistema agroflorestal e também no fragmento de Mata Atlântica localizado no assentamento. Além disso, durante todo o dia será realizada uma feira de produtos de origem sustentável, para movimentar a economia local e dar visibilidade aos expositores.

O Terrará possui uma equipe capacitada para realizar as oficinas e as visitas nas hortas e na trilha do assentamento, e para atuar na organização e logística do evento.

A primeira edição do Festival foi realizada pelo educativo do Instituto Inhotim em 2017. Em 2018 foi realizado de forma independente pela comunidade e seus parceiros. Para este ano, devido à baixa significativa na venda dos produtos após o rompimento da barragem, a comunidade não tem verba para realizar o Festival e está em busca de apoio para a realização da terceira edição do evento.

O Terrará foi homenageado no ano de 2018 na Câmara Municipal de Brumadinho, por meio da entrega da Moção Honrosa aos seus realizadores. O Festival é reconhecido pela sua importante contribuição para a sociedade, na busca de um planeta mais sustentável.

O município de Brumadinho sofreu em janeiro deste ano o maio desastre ambiental, social e econômico do país. Diante disso, é de extrema importância apoiar iniciativas que popularizam práticas sustentáveis para buscar a sensibilização da população Brumadinhense.

/Quem é o proponente/b>

O Assentamento Pastorinhas é uma comunidade consolidada através de conflitos agrários. Teve início em 2001 e foi reconhecida pela União em 2008, quando recebeu o direito legal de uso da terra. Desde então, busca popularizar suas práticas sustentáveis de forma independente. Realiza mutirões no Sistema Agroflorestal com o intuito de capacitar os participantes, e promove visitas de escolas, para que os estudantes conheçam a produção sustentável de alimentos.

Valor do aporte/b>

PROJETO APROVADO MAS NÃO FINANCIADO POR DESISTÊNCIA PELO PROPONENTE.

O que mais precisa além do dinheiro/b>

Fondos becados por Brumadinho (September 2019)