Fundos Rotativos Solidários

O programa visa criar um Fundo Rotativo Solidário com características de uma poupança social. O processo de criação do fundo é divido em três partes: 1. Rodada de Conversa; 2. Formação sobre Economia Solidária e Social; e 3. Realização da Assembleia Geral.

Objetivo do Programa: Buscamos promover práticas para permanência e sucessão do jovem no campo: (i) Jovem gerando sua própria renda; (ii) Filiação de jovens na cooperativas da economia solidária e agricultura familiar; (iii) Participação juvenil ativa nas comunidades; (iv) Programa baseado na formação em economia solidária e social.

Público Alvo: Jovens na faixa etária de 16* a 29 anos, da agricultura familiar, com relações de parentesco ou não com produtores rurais.

Momento 1: Momento de sensibilização da cooperativa, mapeando a possibilidade da criação do fundos e possíveis jovens participantes.
Dividindo nas seguintes etapas: (i) Apresentação do programa; (ii) Reunião entre Trias, cooperativas e jovens interessados; (iii) Criação do grupo de trabalho;

Momento 2: Formação sobre Economia Solidária e Social.
Processo de formação sobre economia solidária e social para o grupo. O processo de formação tem uma carga horária de 6 (seis) – 8 (oito) horas e será divido nos seguintes módulos: - Aspectos da Economia Solidária e Social; - O que são fundos rotativos solidários e como funcionam; - Educação financeira;

Momento 3: Após as etapas anteriores, o grupo já está com a decisão formada: a criação de um fundo rotativo solidário. Para criação do fundo, é necessário a realização da Assembleia Geral de criação, neste momento serão abordados os temas: - Regimento Interno; - Regras e normas do fundo; - Criação do grupo gestor.

Com a iniciativa da criação de fundos solidários, o Trias juntamente com seus parceiros busca aumentar a participação juvenil nos empreendimentos da Agricultura Familiar com o foco principal na geração de renda dos jovens.

Fondos becados por Minas Gerais (July 2018)