Coleta Seletiva - ASCABRUM

A associação de catadores de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumadinho - ASCABRUM, surge da iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho - SEMA, como alternativa para inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no processo de revitalização da Coleta Seletiva existente no município.

A proposta consiste em gerar renda por meio da triagem de materiais potencialmente recicláveis disponibilizados pelo veículo da Coleta Seletiva. No dia 11 de abril de 2022, um grupo de 05 catadores iniciaram seus trabalhos em Galpão cedido pela Prefeitura de Brumadinho dentro do Aterro Sanitário Municipal.
Um dos maiores desafios para esse trabalho, é ter a participação popular efetiva, ou seja, uma população sensibilizada separando seus resíduos de maneira correta.
Como alternativa para alavancar a quantidade de materiais recicláveis que chegam para a ASCABRUM, se dá via coleta em condomínios espalhados em Brumadinho. Neste momento, estamos buscando um projeto piloto junto a condomínios em Casa Branca para a retirada do material aos sábados.
Dessa forma, precisamos de apoio financeiro para aquisição de BigBags (sacos de ráfia utilizados para armazenar os materiais coletados nos condomínios.
Todo o material coletado nos bigbags, serão identificados por condomínio e pesados em balança a ser adquirida, para que a Associação possa estabelecer um vínculo com seus apoiadores e passe a informar com exatidão, o quantitativo de material destinado por cada condomínio, de maneira que possamos ter um acompanhamento real dos indicadores de resultado.
Por fim, solicitamos a aquisição de ferramentas, como martelo, chave de fenda, tesoura, faca, alicate, lixadeira, instrumentos que irão ser utilizados durante o processo de triagem dos materiais potencialmente recicláveis e que permitirão agregar valor financeiro no momento da comercialização.

Como usarei o dinheiro:
1) Aquisição de BigBags (sacos de ráfia de 1000 litros) utilizados para armazenar os materiais coletados nos condomínios;

2) Balança Micheletti de 500 kg;

3) Ferramentas: martelo, chave de fenda, tesoura, faca, alicate e lixadeira.

4) Carrinho de Carga Plataforma / Ergo 700 (capacidade de carga entre 500 e 800kg)

Um pouco sobre mim:
Meu nome é Paulo Eduardo Gonçalves, sou Diretor Geral do Instituto de Referência em Resíduos - IRR, entidade que assessora a Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho e os Catadores de Materiais Recicláveis no processo de revitalização da Coleta Seletiva. Para o Instituto os catadores de materiais recicláveis e a coleta seletiva é parte de uma causa que vai para além de um trabalho. Acreditamos na inclusão produtiva de pessoas pela via do trabalho e vemos a Coleta Seletiva como oportunidade.

Valor aprovado
R$ 3000,00 (três mil reais).

A utilização dos equipamentos se dará dentro das dependência do Aterro Sanitário Municipal de Brumadinho, no galpão em que a ASCABRUM está instalada.

Além da questão financeira, existem outras formas não-financeiras em que podemos apoiar?
Acreditamos que somente a educação é capaz de transformar realidades, dessa forma, capacitações na área de mobilização, logística e informática, poderiam contribuir com o crescimento da ASCABRUM.

Грант предоставил Brumadinho (June 2022)