Bloco da Judite

O Bloco da Judite foi criado com a intenção de diversificar ainda mais os ritmos tocados no carnaval de Belo Horizonte, trazendo a cúmbia, tecno brega, carimbô, calypso, arrocha, pagode baiano e reggaeton, além de destacar bandas/cantoras(es) autorais do cenário musical brasileiro que compõem grande parte do reportório do bloco.

A apresentação do bloco será no dia 03/03/2017, as 20h no NECUP (Av. Nossa Sra. de Fátima, 3312 - Prado, Belo Horizonte)

A Música, por meio de manifestações culturais, eventos religiosos, apresentações e festas ou por meio das diversas mídias eletrônicas, está sempre presente no cotidiano das pessoas. Acompanha os contextos históricos e é uma ferramenta de comunicação e educação.
A percussão e seus ritmos, principalmente as derivadas da cultura popular, são a base estrutural de nossa cultura musical, que se origina dos guetos, quilombos, praças e salas de concerto.
Nesse sentido, o desenvolvimento da prática de atividades musicais percussivas propostas nesse projeto, visa atender cerca de 20 ritmistas, 300 foliões e 270 crianças, adultos e idosos com oficinas percussivas em Belo Horizonte, possibilitando vivências lúdicas de uma manifestação artística tão rica e tradicional, além da conscientização sobre a importância da valorização da cultura popular , e nela o nosso carnaval, festa que carrega consigo uma tradição de resistência do povo. Nosso objetivo é despertar, por meio da música, o sentimento de pertencimento dos beneficiados, sendo o carnaval e a música os representantes das diversas manifestações culturais populares do Brasil. Nesse sentido, reconhecerem a música e essa festa como um movimento de estímulo à apropriação dos espaços públicos, espaço de (con)viver, de ressignificar, de se tornar protagonistas de uma cidade que (re)conhece sua diversidade cultural.

Fondos becados por Minas Gerais (February 2017)