Café na mesa no Assentamento Pastorinhas

O Assentamento das Pastorinhas atualmente participa do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho onde tivemos a oportunidade de criar e construir juntos uma vivência para o recebimento de turistas.

O Assentamento é uma das referências rurais da agricultura familiar de Brumadinho. Com cultivos orgânicos e agroflorestais, convidam os visitantes para conhecer suas hortas, suas árvores frutíferas e áreas de mata atlântica nativa, com grande beleza. Recebe, também, para um delicioso café com histórias únicas das Pastorinhas. O café servido é composto só de produtos locais, em uma bela mesa na varanda da casa de Selma, com pacovo (pão com ovo), cubu, milho assado e cozido, chips de banana frita, doce de banana verde, biscoito frito de polvilho, bolo de cenoura, broa de fubá, entre outros. Ainda há sucos maravilhosos, café coado na hora, mandioca, bolinho de mandioca, pão de queijo, doce de banana "de comer rezando todo o terço de joelho no milho" - e tudo feito no fogão a lenha. Uma delícia de vivência!

Como usarei o dinheiro:
Para a realização da experiência foram criados pelo Ronaldo Fraga curador do Programa, um protótipo de uma avental e uma bolsa de colheita que remetem a nossa essência para que possamos usar durante as vivências e também para vendermos para os turistas que nos visitam. No momento não possuímos recursos financeiros para efetuar a compra dos materiais necessários para a confecção de aventais e bolsas, então iremos usar o dinheiro para comprar todo o material necessário.

Um pouco sobre mim:
Eu me chamo Selma, sou moradora do Assentamento das Pastorinhas e tenho participado do desenvolvimento de vivências turísticas para atrair visitantes e gerar renda para os assentados.

Hoje trabalhamos para que o turismo pedagógico volte a trazer muitos visitantes para o assentamento e paralelo a isso iremos oferecer a vivência turística desenvolvida em parceria com o Programa de Fomento do Turismo para poder contribuir na melhoria da qualidade de vida das famílias que aqui vivem.

Quanto você precisa para esse projeto acontecer?
Precisamos de R$3.000,00 para realizarmos a compra dos materiais para que possamos executar o projeto. O Assentamento das Pastorinhas está localizado no Tejuco, no município de Brumadinho.

Além da questão financeira, existem outras formas não-financeiras em que podemos apoiar?
Algumas mulheres do assentamento já possuem alguma habilidade com a máquina de costura, porém ainda não suficiente para que possamos produzir nossos aventais e bolsas para revenda. A realização de uma oficina de capacitação de costura seria de grande ajuda para o assentamento e nos daria a oportunidade de formarmos um grupo de costura gerando uma nova fonte de renda para as famílias. Outra forma de apoiar seria ajudar na divulgação do Turismo Pedagógico que o Assentamento já possui um histórico de realização, e que precisa ser retomado após os impactos gerados pelo rompimento da barragem e em seguida pela pandemia

Подкрепен от Brumadinho (June 2022)