Ocupa Mídia

"Ocupa a mídia" é um projeto que deseja e atua para capacitar jovens comunicadores nas ocupações urbanas da grande BH. Como pregado pelo movimento por moradia: “Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito.” Direito de ter o mínimo para se viver com dignidade. Direito de se orgulhar do seu espaço e do ser o que somos.

Sofremos ameaças contínuas de despejo e somos maltratados por grande parte da mídia que nos chama de “invasores”, eles não reconhecem a legitimidade da nossa luta. Com condições de vida precárias e, muitas das vezes, ausência dos serviços públicos básicos, precisamos de atenção especial para estudar, crescer e dar continuidade a nossas conquistas. Quem sabe assim, auxiliando para um crescimento plural e uma sociedade mais justa e igualitária.

Por estes motivos considero o projeto "Ocupa a mídia" tão importante. Quero que nossos jovens possam falar por eles mesmos. Queremos a nossa própria mídia, um grupo de comunicação para ampliar nossa voz. Nossa Ocupação se chama Izidora (norte de BH-divisa com Santa Luzia) com 20.000 moradores que recebem ameaças constantemente.

Capacitando esses jovens para utilização de câmeras, celulares, redação de texto e comunicação nas redes sociais, esperamos que a voz da ocupação seja ouvida. A sociedade precisa saber da nossa luta e dos nossos valores de solidariedade e igualdade. Assim constituímos um grupo ativo de jovens que se tornarão os porta-vozes da ocupação, desejamos também, despertar o desejo por mais conhecimento e que, os que desejarem, tenham as ferramentas para se especializarem e traçarem os seus caminhos pelas lentes e aos olhos atentos da sociedade.

O projeto começou no final de 2016 por iniciativa de duas jornalistas da ONG internet Sem Fronteiras, elas elaboraram o projeto junto com o MLB (Movimento de lutas, nos bairros, vilas e favelas) e as Brigadas Populares e conseguiram um incentivo da igreja católica para compra do equipamento audiovisual e cobertura de despesas básicas.

Confira o vídeo do projeto: https://youtu.be/cSdPf8pkxbg

Грант предоставил Minas Gerais (March 2017)