Festival da Mulher Trabalhadora

Fruto da experiência da CAMTRA com as comerciárias do Centro Comercial da SAARA, centro, Rio de Janeiro/RJ, onde realiza um trabalho desde 1999, nasce a proposta de realizar o Festival da Mulher Trabalhadora.

Neste período, a CAMTRA acumulou experiência em desenvolver ações nas áreas de direitos, saúde sexual e reprodutiva e violência contra as mulheres, com estas trabalhadoras que têm uma jornada de trabalho de 8/9 horas diárias, enfrentam cerca de 2/3 horas entre casa-trabalho-casa e ainda arcam com a dupla jornada de trabalho. Desta forma, não possuem tempo e condições para participarem de oficinas, debates e seminários.

Entre nossas estratégias de aproximação com as mulheres, destacamos a metodologia da Barraca de Direitos, realizada no meio da rua, com aulas públicas distribuídos preservativos masculinos e femininos, materiais informativos sobre direitos básicos, violência contra as mulheres e outros. Esta ação já beneficiou diretamente 48.274 pessoas, sendo na sua maioria mulheres. Em nosso site temos um documentário com estas trabalhadoras: www.camtra.org.br/index.php/midia/videos?ygstart=16

Porque no Centro Comercial da SAARA? Porque este é um um local privilegiado para dialogar com as mulheres trabalhadoras, visto que tem 1200 estabelecimentos comerciais, sendo 700 lojas, onde circulam diariamente cerca de 70.000 pessoas e a mão de obra empregada é constituída em sua maioria por mulheres.

Como seria o Festival da Mulher Trabalhadora? Um dia de mobilização voltado para os direitos das trabalhadoras do Centro Comercial da SAARA, de forma a ampliar e aumentar o alcance das ações desenvolvidas pela CAMTRA. Assim, além de nossas ações com a Barraca de Direitos, haveria a participação de outros órgãos e instituições de atendimento às mulheres, como Delegacia Especial de Atendimento às Mulheres, Núcleo de Assistência Jurídica, além de apresentações culturais de mulheres e/ou grupos de mulheres, como grafitti, rap e outros.

Ֆինանսավորված Rio de Janeiro կողմից (February 2017)

Վերջին գրառումները