Uma Feijoada no Quilombo de Sapé

O Quilombo de Sapé abriga atualmente aproximadamente 44 famílias, é uma das quatro comunidades quilombolas de Brumadinho, certificada pela Fundação Cultural Palmares, tem uma rica tradição cultural e uma das igrejas históricas mais significativas de Brumadinho.
O Quilombo de Sapé faz parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável de Brumadinho e construiu junto com o programa uma vivência turística para atrair turistas para a comunidade e gerar renda para os moradores.
Na vivência, que acontece no gramado ao lado da igreja, a comunidade oferta a feijoada, que é um prato típico e que simboliza a representatividade de festejo, refeição comumente servida durante a Festa da Consciência Negra na comunidade. Sempre acompanhada da couve, arroz e laranja e preparada coletivamente.

Como usarei o dinheiro:
Para a realização da vivência turística contamos com a ajuda dos moradores para emprestar pratos, talheres, panelas e forros de mesa, usaremos o dinheiro para comprar esses itens. A preparação da feijoada é feita na casa de uma moradora próxima da igreja, fazendo com que a feijoada não seja servida quentinha como gostaríamos.
Então o dinheiro seria usado para comprar um fogão a lenha móvel para que o turista participe do preparo e para que a refeição seja servida quentinha como deve ser.

Um pouco sobre mim:
Eu me chamo Rosimara, tenho 34 anos e moro no quilombo de Sapé.
Através da minha participação no Programa de Turismo, percebi a importância de captar recursos e de como podemos impactar e trazer grandes benefícios para os moradores. Pensando nisso, me tornei uma liderança na regularização da associação da comunidade e presidente da Associação Comunitária dos Remanescentes do Quilombo da Sapé. Sou jovem e quero muito executar alguns projetos para poder melhorar a qualidade de vida dos moradores

Quanto você precisa para esse projeto acontecer?
Precisamos de R$3.000,00 para a compra dos materiais para que possamos realizar a vivência.

Associação Comunitária dos Remanescentes do Quilombo da Sapé está localizada na comunidade quilombola no povoado de Sapé, no município de Brumadinho, e atua com o objetivo de geração de renda, educação e qualificação das pessoas da comunidade.

Além da questão financeira, existem outras formas não-financeiras em que podemos apoiar?
Se aprovados para receber o apoio, acreditamos que a divulgação da nossa vivência turística seja mais uma forma de contribuir com que essa experiência chegue a mais pessoas. Toda palestra, oficinas e capacitações são bem-vindas, acreditamos no trabalho coletivo para que possamos crescer e nos fortalecer.

Financé par Brumadinho (June 2022)