Tratamento de esgoto na comunidade ribeirinha

A comunidade receberá o primeiro projeto piloto da região para tratamento do esgoto na área rural. Os recursos será para implantação dos "Wetlands” ou Zona de Raízes, que utiliza plantas no tratamento do esgoto doméstico. Sete propriedades da comunidade serão contempladas com o projeto. Estas propriedades estão localizadas no município de Esmeraldas, no médio Paraopeba, em Minas Gerais.

A programação será uma promoção do projeto de extensão Tecnologias de Urbanização Sustentável em parceria com a Parque Tecnológico da Reciclagem Popular, na propriedade da moradora Regina. Na sequência, os interessados fazem a visita de reconhecimento da área onde será feita a escavação e instalado o primeiro sistema modelo. Após o minicurso de saneamento descentralizado, o sistema será implantado em uma residência unifamiliar.

A comunidade está localizada na área das nascentes dos principais afluentes do médio Paraopeba. O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade da água de toda a bacia do Rio Paraopeba.

O educador ambiental do Parque Tecnológico, Fernando Pereira Costa Paula, diz que o projeto promove a inserção do produtor rural nas iniciativas de preservação da água e gestão da bacia hidrográfica. Dado os impactos provocados pelo crime ambiental na bacia do rio Paraopeba, os moradores da comunidade perderam sua fonte de renda, baseada nas atividades turísticas promovidas pela pesca não predatória, realizada na região antes do rompimento da barragem.

PROCESSO DE TRATAMENTO - As plantas absorvem os nutrientes do esgoto e formam uma rede de raízes que filtram o material que compõe o esgoto, tornando-o límpido e de boa qualidade, podendo ser reutilizado na irrigação ou na formação de lagos. O processo, já utilizado com sucesso na Europa, Estados Unidos e em outros países, baseia-se no fenômeno natural que ocorre em alagados ou brejos.

Quem é o proponente
Viviane Zerlotini da Silva é arquiteta, mestre em engenharia de produção, doutora em arquitetura e urbanismo, pós-doutoranda em engenharia de produção. Ela leciona na PUC Minas e é extensionista e pesquisadora de processos de autoprodução do espaço, com o objetivo de reabilitar áreas degradadas a partir da implantação de tecnologias de urbanização sustentável. Oriento a aluna de graduação, Anna Laura, em seu trabalho final de curso, na comunidade e gostaríamos de contribuir com a demanda de recuperação do curso d´água.

Valor do aporte
R$2.500,00

Financé par Brumadinho (February 2021)