Refazendo e Modelando em Casa Branca

O projeto pretende contemplar os atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho por meio de qualificação profissional em modelagem e costura. As aulas acontecerão duas vezes por semana em dois ciclos de dois meses cada um. As turmas terão um máximo de cinco alunos, totalizando, ao final, dez pessoas capacitadas para atuar no mercado da moda e design em geral.

As atividades formativas prepararão os participantes de acordo com alinha de interesse de cada um, podendo incluir os vários seguimentos do vestuário (produção e reparo de roupas), artesanato e design de interiores (almofadas, cortinas, tapetes etc.).

A formação incluirá um tempo para a prática do conteúdo, quando a sala e os equipamentos ficarão disponíveis para os alunos, possibilitando a produção de roupas e objetos para uso pessoal ou comercialização.

Acredito que usar os saberes e habilidades adquiridas ao longo de tantos anos me trará enorme satisfação, na medida em que compreendo que essa qualificação poderá ser um componente significativo na retomada da autonomia financeira e no resgate da autoestima da comunidade local. As atividades estão intimamente ligadas ao cuidado pessoal (roupas) e do lar (objetos de decoração), ofícios que têm, portanto, o potencial de restabelecer laços afetivos, além de ressignificar a existência no espaço.
Planeja usar a verba disponibilizada para a compra de duas máquinas, uma de costura reta e outra de overlock, que serão suficientes para viabilizar a produção de roupas e objetos de decoração.

Quem é a proponente

Susana Maria Valle Rabello é estilista com atuação no mercado de moda há cerca de 20 anos. Frequenta a região de Brumadinho desde então e mora em Casa Branca há quatro anos. Antes de consolidar sua trajetória profissional, se dedicou ao tricot e ao desenvolvimento de produtos artesanais, como macrame e tingimentos manuais, o que lhe possibilitou, ao atuar em importantes fábricas do mercado de moda mineiro, participar ativamente de todos os processos produtivos (desenho, costura, modelagem, comercialização) .

Подкрепен от Brumadinho (September 2019)