Awesome Everywhere!

Congo, the Democratic Republic of the

Bukavu

United Arab Emirates

Dubai

United States

Alamance County, NC

Alaska

Ann Arbor, MI

Asheville, NC

Atlanta, GA

Austin, TX

Baltimore, MD

Bend, OR

Birmingham, AL

Boston, MA

Boulder, CO

Buffalo, NY

Cass Clay

Chicago, IL

Detroit, MI

Gloucester, MA

Indianapolis, IN

LA South Bay, CA

Los Angeles, CA

Louisville, KY

Madison, WI

Miami, FL

New York City, NY

North Minneapolis, MN

Northampton, MA

Northern Virginia (NOVA)

Oahu, HI

Oakland, CA

Oklahoma City, OK

Orlando, FL

Philadelphia, PA

Piqua, OH

Pittsburgh, PA

Plano, TX

Port Washington, NY

Portland, OR

Poughkeepsie, NY

Raleigh-Durham, NC

Rockport, MA

San Antonio, TX

San Francisco, CA

San Jose, CA

Santa Fe, NM

Seattle, WA

South Bend, IN

Tallahassee, FL

Twin Cities, MN

Washington, DC

Youngstown, OH

Projeto Africânia

O projeto Africânia visa interligar pautas, tendo como foco compartilhar questões relevantes para a comunidade negra. Parte do empoderamento, dentro do escopo da beleza, porque esse tem sido um forte meio de contato com a juventude negra de BH, não excluindo a existência de outros meios de articulação com este público. O empoderamento é principalmente um processo que corre de dentro pra fora. A estética pode ser o reflexo desse processo.

“Nós somos parte de uma linha que segue cruzando indivíduos e discursos.”

Diante disso, Africânia tem a intenção de fazer um passeio pela identidade, protagonismo, afro-moda, desenvolvimento, empreendedorismo e demais pautas relevantes para a manutenção da cultura e pelo desenvolvimento da juventude.

O projeto pretende alcançar crianças a partir de 4 anos e jovens. Eles serão contemplados com atividades realizadas ao longo dos meses de abril a dezembro e poderão se inscrever no processo de seleção para o desfile Africânia, que acontece durante o evento de encerramento, a cada ano. Os jovens selecionados participam de um workshop de modelo/manequim e após a conclusão recebem um certificado. Além disso, haverá um segundo processo visando à formação profissional desses jovens, em parceria com profissionais e/ou empresas que oferecem oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Entendendo a necessidade de que, cada vez mais, jovens assumam seus papéis enquanto agentes de mudança da sociedade e diante de questões que afastam os jovens de atividades em prol do compartilhamento da história e da cultura do nosso povo, o projeto Africânia surge como canal que interliga a juventude negra a sua atuação social.

Funded by Minas Gerais (February 2018)