Projeto Africânia

O projeto Africânia visa interligar pautas, tendo como foco compartilhar questões relevantes para a comunidade negra. Parte do empoderamento, dentro do escopo da beleza, porque esse tem sido um forte meio de contato com a juventude negra de BH, não excluindo a existência de outros meios de articulação com este público. O empoderamento é principalmente um processo que corre de dentro pra fora. A estética pode ser o reflexo desse processo.

“Nós somos parte de uma linha que segue cruzando indivíduos e discursos.”

Diante disso, Africânia tem a intenção de fazer um passeio pela identidade, protagonismo, afro-moda, desenvolvimento, empreendedorismo e demais pautas relevantes para a manutenção da cultura e pelo desenvolvimento da juventude.

O projeto pretende alcançar crianças a partir de 4 anos e jovens. Eles serão contemplados com atividades realizadas ao longo dos meses de abril a dezembro e poderão se inscrever no processo de seleção para o desfile Africânia, que acontece durante o evento de encerramento, a cada ano.
Os jovens selecionados participam de um workshop de modelo/manequim e após a conclusão recebem um certificado. Além disso, haverá um segundo processo visando à formação profissional desses jovens, em parceria com profissionais e/ou empresas que oferecem oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

Entendendo a necessidade de que, cada vez mais, jovens assumam seus papéis enquanto agentes de mudança da sociedade e diante de questões que afastam os jovens de atividades em prol do compartilhamento da história e da cultura do nosso povo, o projeto Africânia surge como canal que interliga a juventude negra a sua atuação social.

Financé par Minas Gerais (February 2018)