doebem

De acordo com pesquisa do Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS - 2015), os três principais motivos que impedem as pessoas de doarem são a falta de recursos, a desconfiança nas organizações sem fins lucrativos e más experiências com doação. Existe uma preocupação em encontrar organizações de confiança que usem seus recursos de forma eficiente na promoção de impacto positivo.

Por isso, a doebem foi criada como uma nova experiência de doação, baseada na confiança e na eficiência. Através de uma plataforma online, a doebem conecta pessoas dispostas a realizarem doações financeiras com organizações sociais eficientes, aquelas que proporcionam o maior impacto pelo valor doado. As organizações são selecionadas com base em critérios rigorosos de gestão (ex. equipe, foco e organização), transparência (ex. relatórios financeiros e prestação de contas) e impacto social (ex. relatórios de atividades, estudos científicos sobre a intervenção e impacto pelo valor investido). Dessa forma, a doebem promove a cultura de doação, capta recursos para organizações eficientes e, assim, maximiza impacto positivo.

Para fazer uma doação, o potencial doador acessa a plataforma da doebem (www.doebem.org.br), seleciona a causa com a qual mais se identifica, e, então, visualiza as organizações recomendadas e suas respectivas análises. Em seguida, seleciona o período e o valor de sua doação. O doador também terá acesso a um dashboard para que possa acompanhar o impacto da sua doação.

A doebem tem como missão reinventar o processo de doação, tornando-o mais seguro, simples e confiável. No longo prazo, além da expansão para outros países da América Latina, a doebem estuda o seu funcionamento na estrutura do blockchain, proporcionando ao processo uma transparência e confiança nunca antes experimentadas entre quem ajuda e quem está sendo ajudado.

Ֆինանսավորված Rio de Janeiro կողմից (March 2017)