Promoção da saúde para as profissionais do sexo

A Associação de Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig) é uma entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de promoção da cidadania e busca por direitos das mulheres profissionais do sexo, segurança no trabalho e reconhecimento da profissão. Dirigida exclusivamente por prostitutas, a Aprosmig visa ampliar a discussão sobre os direitos e luta contra o estigma e o preconceito que envolvem a atividade de prostituição.

Desde a fundação da Aprosmig, a associação tem como uma de suas ações a promoção da saúde entre as profissionais do sexo por meio da distribuição de preservativos sexuais, materiais informativos e realização de palestras sobre DSTs/AIDS e Hepatites Virais. Além disso, a APROSMIG desenvolve atividades lúdico-políticas para fortalecer a autoestima e a auto-organização das profissionais do sexo, valorizando elementos culturais vinculados ao trabalho sexual.

Para ampliar o impacto das ações de promoção da saúde, queremos fortalecer a "Campanha Saúde nas Esquinas: uma puta transa de direitos". Esta é realizada pela Rede Brasileira de Prostitutas (da qual a associação faz parte) e foi elaborada durante maio, em uma oficina democrática e plural. Foram produzidas fotografias, peças gráficas, depoimentos em vídeo, etc.

Essa campanha ocorre a nível nacional, porém não chegou em Belo Horizonte. Queremos distribuir este material nos 28 hotéis da Guaicurus e realizar palestras cujo objetivo é tornar as prostitutas multiplicadoras das ações de prevenções, ou seja, elas são orientadas a como conscientizar os seus clientes sobre o tema. Nas palestras será usada, também, a metodologia de abordagem entre os pares.

Financé par Minas Gerais (June 2016)