Reconectando a vida com o Universo

A Astronomia sempre despertou a curiosidade das pessoas. O céu estrelado em um local de pouca iluminação é deslumbrante, a Lua cheia iluminando a noite consegue chamar a atenção até do mais desatento indivíduo. No passado, conhecer aspectos da Astronomia significava, por vezes, em civilizações mais remotas, ter ferramentas que possibilitassem a sobrevivência dos indivíduos: o ciclo das estações, a necessidade de se orientar em seus percursos de um lugar a outro e de estabelecer uma cronologia para os acontecimentos foram motivos suficientes para o homem tentar equacionar o Universo.

Embora a Astronomia permeie toda a história da civilização e muitos dos conceitos básicos desse conhecimento estejam no cotidiano das pessoas, nota-se que uma parcela significativa da população está à margem desse conhecimento ou conhece apenas versões errôneas ou baseadas em mitos. A pós-modernidade com seus aparatos tecnológicos hipnotizam os indivíduos com sua fácil comunicação e entretenimento. O prazer de uma caminhada para refletir sobre a vida e o observar a natureza perderam completamente os seus valores.

O projeto tem o objetivo de divulgar a Astronomia em Uberaba e região. Em aspectos gerais permitem produzir ações que insere o cidadão comum no conhecimento de conceitos básicos sobre Astronomia, melhorando a cultura astronômica da população e estimulando o espírito crítico. Com o projeto estamos usando o primoroso céu de Peirópolis (bairro rural de Uberaba que possui um sítio paleontológico) para a visualização de diversos tipos de estruturas no céu, desde os planetas do Sistema Solar, até nebulosas e sistemas estelares binários. Ao observar o céu vislumbramos uma espécie de “fóssil” das estrelas, já que a radiação eletromagnética pode ter percorrido anos, e até milhares de anos até encontrar um observador na Terra.

================================

Sou professor do curso de licenciatura em Física na Univiversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba - MG. Tenho trabalhado na divulgação científica aqui na cidade discutindo aspectos das ciências no geral, com ênfase em Astronomia e Paleontologia. O meu maior interesse é poder fazer as pessoas olharem mais para o céu e dedicarem parte de suas vidas para contemplá-lo, podendo trazer meditação sobre a nossa efêmera existência e o nosso papel neste pequeno planeta azul.

Financé par Minas Gerais (October 2018)