Coletivo Cai Junto - Redução de Danos

A redução de danos (RD) é uma prática pautada na ideia de que as pessoas não devem se intoxicar com produtos que podem prejudicá-las, mas se forem fazê-lo, têm o direito da melhor informação a respeito e os cuidados necessários.

O Coletivo Cai Junto de Redução de Danos, fundado em agosto/2017, inspirado em outras iniciativas semelhantes, é uma organização autogerida com funcionamento horizontal, que tem recebido apoio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), berço do Coletivo.

O Cai Junto começa suas ações com RD em festas (principalmente festas universitárias em repúblicas ou outros espaços), geralmente “open bar”, em São João del-Rei, MG (uma cidade universitária), com uma excelente receptividade local. A Repúblicas Universitárias Associadas (RUA), entidade que congrega várias repúblicas tradicionais da cidade, firmou uma parceria muito forte com o Coletivo, e a presença do Cai Junto vem sendo solicitada nas festas com freqüência. A maior parte do Coletivo é de estudantes de Psicologia da UFSJ, mas também há estudantes de Medicina e Jornalismo.

Durante as ações, os membros do Coletivo estão sempre uniformizados para facilitar a identificação. Há uma estrutura ativa, de informação e orientação para o uso de álcool e outras drogas de forma mais segura, e uma estrutura receptiva, de acolhimento e aconselhamento aos freqüentadores da festa que estão passando por algum desconforto pelo uso de álcool e outras drogas (desde que não seja uma urgência médica).

Financé par Minas Gerais (August 2018)