Bela Arte Jazz

Bela Arte Jazz é uma escola de música para crianças e adolescentes, com idade de 8 aos 16 anos. Propõe um ambiente para vivência musical no complexo do Cantagalo e cultiva a cultura musical através da prática e experimentação do Jazz, sendo uma opção de profissionalização para os jovens envolvidos. Com este objetivo, durante seus 2 anos de realização, o projeto executou as seguintes ações: Aulas Práticas e Teóricas, Big Band e o Jazz na Laje.
O projeto teve início através do jovem Leonardo Januario, morador da favela do Cantagalo. Ao ouvir John Coltrane, Miles Davis, Charlie Parker e outros grandes artistas do jazz, surge a percepção do potencial musical da sua comunidade. Após participar do projeto Agencia de Redes para Juventude, deu origem ao Bela Arte Jazz em janeiro de 2012, onde começou com 3 instrumentos de sopro(saxofone, trompete e trombone).
Atualmente o projeto possui um grupo de 12 alunos que já adquiriram seus instrumentos e conhecimentos básicos de música, e que se apresentaram no Jazz na Laje e em outros eventos na comunidade. Possui parceria com o Quarteto Cantagalo, um grupo instrumental formados por professores e amigos músicos do projeto

O projeto também realiza eventos como o Jazz na Laje: Evento mensal de música instrumental, com entrada franca, no próprio espaço onde as aulas são realizadas, com suporte de 80 pessoas e que possui estrutura independente para eventos com vista privilegiada da Orla da zona sul (Copacabana, Ipanema e Leblon) .
O evento sempre tem como público permanente os alunos e seus responsáveis, os moradores do Cantagalo e das proximidades e convidados.
Além da música ao vivo pelo o Quinteto Cantagalo (um grupo instrumental formado por professores e músicos parceiros do projeto) e participações especiais dos alunos apresentando seus trabalhos desenvolvidos nas aulas, o evento conta também com petiscos e bebidas para crianças e adultos, sendo isso uma das formas que o projeto encontra de sustentabilidade.

Грант предоставил Rio de Janeiro (April 2014)