Se Essa Rua Fosse Minha

“Se Essa Rua Fosse Minha” nasceu da ideia de pintar uma amarelinha para seus filhos brincarem na porta de casa, em abril de 2017. No início, o objetivo era proporcionar às crianças a oportunidade de brincar na rua junto com os seus colegas do condomínio, com o tempo os jovens educadores observaram que as crianças que transitavam por aquela rua sempre passavam pulando pela amarelinha.

Foi então que surgiu a primeira amarelinha desenvolvida pelos educadores
Lumma Siqueira e Douglas Evangelista, na Rua Lion, Bairro Bethânia em Ipatinga, MG.

Que tal levar as brincadeiras populares e suas histórias para as ruas dos
bairros periféricos da cidade?!

A ideia deu tanto certo que, já expandiram as ações para outras cidades do Vale do Aço. Recentemente, a dupla pintou um caracol que fez o maior sucesso entre a criançada na Praça Coliseu, no Bairro Timirim em Timóteo. A ação foi desenvolvida em parceria com o Espaço Cultural Casa Laboratório, em fomento à apropriação do espaço da pracinha pelas crianças do bairro e de outras regiões.

O projeto reconhece os jogos de rua como patrimônio imaterial capaz de definir a identidade de um povo, e as brincadeiras populares estimulam as relações sócio afetivas, proporcionando a integração entre as crianças criadas em apartamento e regiões periféricas, oferecendo conhecimento histórico local e uma opção de lazer de fácil acesso.

Financé par Minas Gerais (January 2018)