Empoderação Kids

O Empoderação Kids é uma roda de conversa organizada pelo coletivo Afrontar-se, destinada a empoderar crianças negras em idade escolar. O trabalho visa dar conhecimento e ferramentas para que essas crianças não sejam psicologicamente afetadas frente ao racismo que vivenciam diariamente diante da sociedade.
Com duração de 1h30, a oficina levanta, primeiramente, casos de racismos vividos pelas crianças, em sala de aula e apresenta possíveis soluções, para ela e para a turma. Em um segundo momento, heróis, heroínas e pessoas famosas consagradas pela grande mídia, de etnia negra são apresentados a essas crianças com o objetivo de mudar e fortalecer seu imaginário de representatividade.
A ideia de uma oficina que atendesse diretamente as crianças nasceu de uma demanda apresentada por parte de uma escola localizada na periferia da cidade de Uberaba (Residencial 2000). As crianças de pele mais clara estavam cometendo racismo com as crianças de pele mais escura. A reprodução do racismo no ambiente escolar estava resultando na evasão escolar.
O resultado da implantação do ‘Empoderação Kids’ foi positivo e reproduzido em outras escolas. Com o apoio de colegas e parceiros que confiam que o ensino sobre a negritude é a única solução para reduzir os dados negativos do Brasil.
O dinheiro será utilizado para custear as oficinas. Identificamos que em muitos locais as crianças são subnutridas ou estão com fome no período em que a oficina é ministrada. o que faz com que a aprendizagem não aconteça da mesma forma, a ideia seria oferecer um lanche a essas crianças, falando um pouco sobre alimentação saudável a cada encontro. E com o mesmo dinheiro custear traslado e material a ser utilizado, também na manutenção da oficina.

Agnes, líder do projeto, é jornalista, graduada na cidade de Uberaba e atualmente integrante do Coletivo Afrontar-se, responsável pelo Empoderação Kids que tem no estudo de forma autônoma da história da cultura negra em suas raízes a partir de África, a base para a atuação do coletivo.

Fondos becados por Minas Gerais (November 2016)