Awesome Everywhere!

Congo, the Democratic Republic of the

Bukavu

United Arab Emirates

Dubai

United States

Alamance County, NC

Alaska

Ann Arbor, MI

Asheville, NC

Atlanta, GA

Austin, TX

Baltimore, MD

Bend, OR

Birmingham, AL

Boston, MA

Boulder, CO

Buffalo, NY

Cass Clay

Chicago, IL

Detroit, MI

Gloucester, MA

Indianapolis, IN

LA South Bay, CA

Los Angeles, CA

Louisville, KY

Madison, WI

Miami, FL

New York City, NY

North Minneapolis, MN

Northampton, MA

Northern Virginia (NOVA)

Oahu, HI

Oakland, CA

Oklahoma City, OK

Orlando, FL

Philadelphia, PA

Piqua, OH

Pittsburgh, PA

Plano, TX

Port Washington, NY

Portland, OR

Poughkeepsie, NY

Raleigh-Durham, NC

Rockport, MA

San Antonio, TX

San Francisco, CA

San Jose, CA

Santa Fe, NM

Seattle, WA

South Bend, IN

Tallahassee, FL

Twin Cities, MN

Washington, DC

Youngstown, OH

Às Margens

Às Margens, um coletivo que estimula reflexões sobre o lugar dos rios e das pessoas na cidade, trabalha em três eixos:

  1. Intervenções em nascentes Pouco existe de rastro de cursos d'água e de nascentes na cidade. Para descobrir e mostrar esses pontos, mapeamos minas e bicas. Para medir a qualidade dessas águas, temos projeto de material didático de análise físico-química. Para explicitar os resultados das pesquisas e evidenciar a presença das nascentes, propomos lambe-lambes, instalações interativas e um parklet-praça que traga água de nascente, hoje descartada, para o convívio da população.

Estamos desenvolvendo uma metodologia de intervenção para recuperação de nascentes, trabalhando numa nascente em terreno da Escola Municipal Jardim Felicidade. O objetivo é ativar comunidades, potencializar encontros e momentos de organização, decisão e intervenção no espaço público.

  1. Captação de histórias Acreditamos que uma coletânea de histórias de quem cuida e usa água de nascentes e em espaços públicos, além de resgatar imaginários e vivências, potencializa o surgimento de ideias de um futuro mais carinhoso com nosso recursos hídricos. Entrevistamos cuidadores de nascentes com objetivo de mostrar como cada um contribui; mapeamos espaços públicos onde o elemento água é importante e desenvolvemos uma interface para captar histórias. As histórias serão traduzidas e compartilhadas por diversos meios (histórias em quadrinhos, leituras para ônibus, documentários etc.).

  2. Imaginário Para potencializar transformações na cidade, vemos como necessária a formação de redes e a conexão de projetos com interesses comuns. A pesquisa de iniciativas relacionadas à água na cidade, em desenvolvimento numa plataforma online, além de fomentar o diálogo, potencializa a criação de novos imaginários. Com o mesmo objetivo, propomos algumas vivências e situações para fantasiar sobre paisagens com águas na cidade, como derivas fluviais e praias na beira de rios e lagos.

Facebook: www.facebook.com/coletivoasmargens

Funded by Minas Gerais (November 2015)